Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A VIUVA DE SEREPTA






ELIAS E A VIÚVA DE SAREPTA
 ELIAS E A VIÚVA DE SAREPTA

I Reis 17:7-16
7 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
8 Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
9 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
10 Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
11 E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
12 Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
13 E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
14 Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
15 E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.

 OBEDIÊNCIA – FÉ TESTADA – ABUNDÂNCIA PROMETIDA

1. OBEDIÊNCIA – CUIDADO DIVINO

Elias, antes de encontrar-se com a viúva de Sarepta, havia estado na fronteira do Jordão, junto à torrente de Querite (v. 3). Esta, segundo comentário de “A Bíblia Vida Nova”, seria um pequeno córrego, que só apresentava correnteza em épocas de chuva. Lá, também, Deus ordenou que os corvos alimentassem o profeta (v 4).

Ocorre, que passados dias, a referida torrente secou, porque não chovia sobre a terra (v 7).

Assim, Deus ordena que o profeta saia do lugar acima mencionado, e vá para Sarepta (um lugar pertencente a Sidom, na Fenícia), afim de ser sustentado, desta vez, não por corvos, mas por uma viúva.

O texto bíblico mostra que Elias obedeceu a Deus sem questionar: ele se levantou e foi a Sarepta.

* Lições que podemos extrair, até aqui, do texto bíblico (I Reis 17:1-10):

1) Deus cuida de nós (Salmo 37:25: “Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.”)

2) Devemos estar sempre dispostos a receber a orientação divina para nossas vidas

3) Devemos estar sempre dispostos a obedecer tal orientação, sem questionar, porque Deus sabe o que é melhor para nós.

2. O PODER DE DEUS – FÉ TESTADA – OBEDIÊNCIA – BÊNÇÃOS

Pois bem, chegando à porta da cidade, o profeta encontrou-se com a viúva. Ela estava trabalhando, apanhando lenha. Elias deve ter pensando: “Achei a mulher que Deus dissera que me sustentaria. Que ótimo !!!”. Assim, pediu água para a mulher, e ela lhe deu (água, geralmente, todo mundo tem, não é?!). Logo em seguida, ele pediu pão para ela, pois devia estar com muita fome também. Água ela tinha, mas pão, coitada, ela não tinha! Além de viúva, era pobre!

Eis o que ela tinha (v 12):

a) um punhado de farinha numa panela
b) um pouco de azeite numa botija
c) dois cavacos

A insuficiência era tanta, que o pão a ser preparado com tais ingredientes, mesmo após ser comido por ela e seu filho, era insuficiente para continuarem vivendo. Que situação difícil, não?!!!


Comentários (10):

Em 21/03/2006, às 17:41:18, Osvaldo | fotolog disse:
 ELIAS E A VIÚVA DE SAREPTA (continuação)

O que disse Elias para ela? Ele disse: NÃO TEMAS; VAI, E FAZE O QUE DISSESTE; MAS PRIMEIRO FAZE DELE PRA MIM UM BOLO PEQUENO, E TRAZE-MO AQUI; DEPOIS FARÁS PARA TI MESMA E PARA TEU FILHO (v. 13). E disse mais: “Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.”
Diz, a Bíblia que ela fez segundo a palavra de Elias, e que assim, comeram do pão não somente ele, mas também ela e a sua casa muitos dias.

* Lições que podemos extrair do texto bíblico (I Reis 17:12-16):

1) O PODER DE DEUS: O poder de Deus, um dos Seus atributos, capacita-O a usar instrumentos fracos (um punhado de farinha e um pouco de azeite), para realizar Grandes Resultados (vide também, Mateus 14:17ss; 15:34ss).

2) FÉ EM DEUS: Não devemos temer, em meio as aflições; pelo contrário, devemos ter fé Nele. A proposta que o profeta fez, no sentido de que ele deveria comer primeiro do bolo, e após, ela e seu filho, sem dúvida, era muito difícil de ser atendida, em virtude das circunstâncias pelas quais ela vivia, acima descritas.

Mesmo assim, ela CREU na promessa de Deus de que:

a) A FARINHA não se acabaria;
b) O AZEITE também não faltaria, até o dia em que o SENHOR faria chover sobre a terra.

Assim, ela passou no TESTE DA FÉ (Penso que eu seria reprovado em tal teste).

3) OBEDIÊNCIA (v 15). Devemos estar sempre dispostos a obedecer a Deus, em quaisquer situações. Ele sabe o que é melhor para nós. Abraão, por exemplo, obedeceu a Deus, sem questioná-Lo (Gênesis 12:1ss; 22:2ss).

E, finalmente...

4) DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS:

a) Deus sempre cumpre tudo quanto promete (Josué 21:45)

b) Deus dá muitas bênçãos àqueles que O obedecem (v 16)

Deus, pois, nos ajude, para que apliquemos a Sua Palavra em nosso viver diário! 

Nenhum comentário: