Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

outubro rosa



cancerdemamaesse

Por aqui, a gente gosta de abusar do bom humor e falar sobre coisinhas que deixam nós, mulheres, felizes. Mas ter um guarda-roupa lotado de roupas lindas ou uma gaveta repleta de maquiagens importadas não vale nada, NADA, se a gente não tiver saúde para aproveitar essas coisas. Então é com alegria que respondemos ao chamado da querida Sam Shiraishi, e nos juntamos à blogagem coletiva do Outubro Rosa .
Outubro é o mês em que são realizadas diversas ações on e offline para conscientizar a mulherada sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Câncer é sempre uma barra, mas as chances são ótimas se o diagnóstico for realizado precocemente. E a gente nem precisa visitar o ginecologista para isso (mas não esqueça das consultas rotineiras, hein?): basta realizar o auto-exame uma vez por mês.
Tenho certeza que vocês, meninas bem informadas, já estão carecas de saber disso, mas vamos lá. Durante o banho, levante o braço e toque a região entre o seio e a axila. Se você perceber qualquer coisa estranha, aí sim, corre para o médico. Mas não se apavore: nem todo volume significa câncer. Já aconteceu comigo. Fui na gineco apavorada e descobri que eram apenas glândulas.
Para reforçar a importância do diagnóstico precoce, trouxe para vocês os exemplos de duas divas da televisão. Recentemente, tanto Christina Applegate (de Married with Children e Samantha Who?) quanto Maura Tierney (de ER) foram diagnosticadas com câncer de mama. As bonitas encararam o tratamento, e estão aí, firmes e fortes. Christina está esperando o primeiro filho atualmente, e Maura recém estreou a série (ótima, por sinal) The Whole Truth. Quer dizer, câncer de mama não é sentença de morte. O negócio é encarar de frente!
Para saber mais sobre o assunto, recomendo uma visitinha ao site da Femama . Lá tem informações sobre os eventos programados para esse mês, inclusive uma corrida no Rio de Janeiro que vai rolar no final do mês.
Outros blogs já falaram sobre o assunto, vale conferir também:
Ao invés do medo, a prevenção  (Porque minhas opiniões não cabiam na telinha da TV)
Outubro Rosa no Discovery Home & Health  (Só seriados de TV)
Outubro Rosa: NFL – A Crucial Catch  (Pensamentos de uma batata transgênica)
Outubro Rosa  (Shopaholic)
Dia rosa para todas  (De repente mãe)
Um corpo de mulher  (O blog da psicóloga)

Nenhum comentário: