Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

povos não alcançados

Janela 10x40

1. O QUE VEM A SER UM POVO NÃO ALCANÇADO?

Antes de nada é precisamos esclarecer que um povo é diferente de um país.

Por exemplo o Japão é um país com 27 povos, a China com 160 povos, A Filipinas com 180 povos, a Índia com 432 povos, e a Indonésia com 102 povos.

POVO: agrupamento de indivíduos que tem entre si uma afinidade porque possui a mesma língua, religião, etnia, morada, classe social ou uma mesma combinação de itens.

POVO NÃO ALCANÇADO: muitos acham que um povo não alcançado seria aquele povo que nunca ouviu falar de Jesus. Mas a definição correta seria: um povo que não possui uma igreja evangélica forte o suficiente para alcançar o restante do próprio povo.

2. QUEM SÃO OS POVOS NÃO ALCANÇADOS?

OS POVOS HINDUS: formam 13,5% do mundo, ou seja, 1 bilhão e oitenta milhões de pessoas. São resistentes ao Evangelho, eis o desafio dos números:

5 milhões e ratos deuses

250 milhões de vacas sagradas

2 milhões e meio de moradores de rua

100 milhões de casas-barracos

98 milhões de aidéticos

33 milhões de deuses falsos

10 milhões de pessoas leprosas

8 milhões de prostitutas

4 milhões de pessoas cegas

600 mil favelas - chabolas

1652 idiomas e dialetos

OS POVOS BUDISTAS: formam 11,6% do mundo, ou seja, 696 milhões de pessoas. Eles seguem uma religião sem Deus, buscam a ausência da dor crendo que a dor é o fruto do desejo inalcançado, por isso se esforçam para eliminar a mesma, também acreditam na reencarnação.

OS POVOS MULÇUMANOS: formam hoje 20% do mundo, ou seja, 1,17 bilhões de pessoas. São os mais resistentes ao Evangelho. Para se tornar um mulçumano basta afirmar "não há deus se não Alá, Maomé é o seu profeta" e cumprir as quatro obrigações: orações cinco vezes por dia, esmolas, um mês de jejum por ano, uma peregrinação a Méca durante a vida. Se um mulçumano ouve o Evangelho e se torna cristão ele é perseguido e muitas vezes condenado a anos de prisão, e alguns chegam até serem mortos.

OS POVOS ANIMISTAS, ESPÍRITAS E GRUPOS MENORES: formam 4,2%, ou seja, 252 milhões de pessoas. Os animistas adoram os espíritos dos mortos e lhes sacrificam alimentos e até dinheiro. Os espíritas nem sempre adoram os espíritos, mas faz uso deles para comunicar-se com os "mortos" e para efetuar curas.

Na China o animismo está ligado essencialmente à propiciação e a adoração aos espíritos dos antepassados. Na África e em outras regiões crêem que as árvores e pedras e outros objetos possuem almas e estejam intimamente ligados ao mundos espíritos bons e mais.

No Brasil embora "animista" não seja um termo muito comum, a prática de animismo se encontra na macumba e nos adeptos de iemanjá.

OS POVOS NÃO RELIGIOSOS E ATEÍSTAS: são aqueles que não tem nenhuma religião e não acreditam na existência de Deus. Formam 18,3%, ou seja, 1.09 bilhões de pessoas.

3. ONDE ESTÃO OS POVOS NÃO ALCANÇADOS?

Eles se localizam em quase todos os países do mundo. Não se conhece um país que tenha pelo menos um povo não alcançado.

No Brasil existe mais de 100 tribos indígenas sem a Bíblia e sem a presença missionária. Eles nunca ouviram o Evangelho e nunca ouvirão a menos que alguém chegue até eles.

O maior número se encontra na janela 10x40. E não há uma região tão resistente como esta. Pegue um mapa e trace uma linha de 40º acima do Equador começando no Atlântico e estendendo até a Ásia. Faça outra linha igual ao paralelo 20º acima do Equador.


Essa região é chamada janela 10x40: Antes o desafio era uma "cortina" (de ferro) agora é uma "janela":

Onde mora a maioria dos povos budistas e mulçumanos

Onde se localizam os países mais pobres do mundo

Onde se localizam os países com menos evangélicos

4. QUANTOS SÃO OS POVOS NÃO ALCANÇADOS?

Hoje 1/4 das pessoas do mundo nunca ouviu de Jesus, a maioria das línguas não possuem nenhum trecho da Bíblia traduzido. De cada 4 pessoas do mundo, uma nunca teve a chance de ouvir sobre Jesus.

O mundo possui 6.508 línguas, dentre as quais, apenas 4% (276) tem a Bíblia inteira traduzida. Isto significa que atualmente 4.041 línguas não tem nada das Escrituras, ou seja, 62%.

Existem aproximadamente 6.000 povos não alcançados. A sociedade nacional da linguística publicou em 1992 uma lista de todas as línguas do mundo, destacando aquelas que ainda não tem a Bíblia.

5. O QUE A IGREJA PODE FAZER PARA ALCANÇAR ESSES POVOS?

1. ADOTE: um povo não alcançado.

2. BUSQUE: todas as informações necessárias sobre este povo.

3. FAÇA: um programa de intercessão por esse povo.

4. ENVIE: ou adote obreiros que evangelize aquele povo.

5. BUSQUE: de Deus estratégia para alcançar aquele povo.

6. INFORME-SE: quais são as Agências especializadas no assunto, apoie e envie alunos.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A JANELA 10X40: JOSHUA PROJECT -

http://www.unreachedoftheday.org/

Nenhum comentário: