Total de visualizações de página

sábado, 5 de maio de 2012

UM POUCO DE MIM


CÂNCER DE MAMAS SIMPLESMENTE MAIS UM ADVERSÁRIO!




Hoje ao ser indagada por uma amiga curiosa para saber o que significa ter câncer, meus pensamentos me levaram  á nove anos atrás, quando no consultório de meu médico recebi a noticia que  dessa vez o nódulo que havia  sido retirado de meu seio era diferente...Realmente era diferente porque era maligno!

Nossa, me envolvi  num turbilhão de emoções, e já não conseguia chorar ,e milhares de dúvidas surgiram e o primeiro sentimento de todos foi o medo da morte porque ter câncer significava uma sentença de morte, e comecei a sentir pena de mim.Confesso que me senti indefesa, confusa, e apavorada; eu havia acabado de sofrer percas muito grandes , e agora  a ultima coisa que me restava era minha vida e parecia que não estava valendo muito naquele momento.

Respirei fundo e num misto de suplicas, orações eu questionei a Deus: Porque eu tenho que passar por mais essa perca? Porquê meu marido que estava tão saudável morreu tão repentinamente e eu teria que sofrer tudo isso?

Esses sentimentos, medos, incertezas foram desaparecendo aos poucos quando eu percebi que eu não estava sozinha, pois  me restava vida, uma família, filhos, amigos e seu estava viva significava que  ainda não era o fim.

Agora estava surgindo um novo momento em minha vida e o primeiro passo era saber o que estava acontecendo com meu corpo e como aquele câncer foi parar lá, e se eu tinha chances de reverter toda essa situação. Conversando com a Presidente da rede Feminina de combate ao câncer, a qual minha mãe também era voluntaria demos o inicio á nossa caminhada em busca do tratamento.

 Tive a explicação que o câncer nada mais é que uma célula de nosso corpo sofre algumas alterações  devido a nossa genética,  nosso tipo de rotina, alimentação, estado emocional, etc. e essa alteração da célula vai atraindo outras células que vão formando um grupo maior de células deformadas gerando os nódulos que tem como objetivo invadir todos os órgãos de nosso corpo. Fiquei pensativa por alguns dias, quando  me conscientizei que se o câncer é um grupo de células que se  rebelaram, então  teria que existir algo que pudesse deter toda essa rebelião e que eu teria que lutar pois o meu corpo não era o câncer e sim o câncer estava no meu corpo, existia ainda milhares de células no meu corpo que  não haviam se rebelaram e decidi enfrentar e cabeça erguida tudo isso. Foi feita a cirurgia de mastectomia retirando um de meus seios , logo após veio a parte difícil que era a quimioterapia.

A palavra quimioterapia me dava medo,  pois meu medico me explicou que teriam reações, queda de cabelos, náuseas, eu nem imaginava como seria comigo  pois eu só ouvia falar que era terrível, e só de ouvir falar me dava um frio na barriga. Na primeira sessão entrei na sala e fiquei observando tudo, cadeiras, aparelhos, enfermeiros se dar uma única palavra. Que momento difícil!

Em seguida a enfermeira aplicou em minha veia um soro, depois  mais um soro de cor diferente, só isso. Voltei pra casa admirada que era apenas um soro na veia.

Passados algumas horas eu estava muito confiante, pois imaginava que não teriam reações em mim. Aconselhada por meu medico fui  cortar meus cabelos, mas no intimo eu estava crendo que meus cabelos não cairiam , afinal eu já tinha passado pela primeira sessão de quimioterapia e nada tinha acontecido de diferente comigo  a não ser um pouco de enjoo.

 

Passados alguns dias ao tomar banho notei que ao lavar meus cabelos mechas de meus cabelos começaram a cair. Que desespero ,pois  quanto mais eu  passava as mãos nos cabelos mechas e mais mechas caiam deixando falhas horríveis  e ali me bateu o desespero e comecei a imaginar que  o tratamento estava sendo feito pra me manter viva apenas por alguns dias e eu estava morrendo aos poucos e nada poderia deter esse processo.

Esse foi o banho mais longo de minha vida, que durou mais de uma hora eu sentada no chão chorando com as mechas de meus cabelos que vaidosamente mantinha na cor vermelha, sempre escovado, penteado. Parei de chorar, peguei uma esponja e esfreguei ate cair todos os fios me deixando totalmente careca.

Vesti-me, coloquei um lenço colorido, brincos, uma maquiagem ergui minha cabeça novamente  recomecei minha luta contra meu adversário. Passei por seis sessões de quimioterapia e trinta e duas  sessões de radioterapia.

Tive acompanhamento médico para saber como meu corpo reagia ao tratamento e graças a Deus  venci essa etapa.

Agradeço a Deus pela força, por ter me compreendido em alguns momentos minha falta de fé, pois somo humanos não conseguimos crer plenamente em Deus como deveríamos.

Também agradeço a Deus por minha família que caminhou ao meu lado durante  todo tratamento, e  por  ter dado a oportunidade de fazer todo  tratamento tendo a Rede Feminina de Combate ao Câncer de S Fco do Sul , me incentivando a caminhar, e levando á Joinville para fazer quimioterapia, radioterapia todos os dias durante aqueles meses, agendando minhas consultas, e me permitindo fazer parte do Grupo Sempre Vivas, formado por mulheres que passaram por mastectomia.

Nesse grupo fazíamos artesanatos, tínhamos psicóloga, fisioterapeuta, enfim nesse grupo fui amada, conheci historias parecidas com a minha, mostrando que qualquer um de nós esta sujeito aos ataques desse terrível adversário que é o câncer, ao qual devemos enfrentar, e jamais desafiar quando descobrimos que ele esta alojado em nosso corpo, pois  se não fizermos o tratamento tendo cuidados maiores com nosso corpo ele poderá voltar com toda força e seremos  derrotados

Certo medico no inicio do tratamento usou a seguinte frase que me marcou muito:

“NINGUÉM ESPERE QUE EU COMO MÉDICO VENHA A LHE DAR VIDA, POIS SE DEUS LHE DA A OPORTUNIDADE DE SE MANTER VIVO E FAZER ESSE TRATAMENTO QUE SEM A SUA VONTADE DE VIVER E O MEDICO  NADA PODERÁ FAZER PARA  LHE AJUDAR, E SE VOCE NÃO  LUTAR PELA VIDA , E REALMENTE QUERER VIVER O CÂNCER QUE É O SEU ADVERSÁRIO IRÁ GANHAR ESSA BATALHA”

Hoje sou voluntária e acompanho pacientes que fazem tratamento  de quimioterapia, radioterapia e acompanhamento médico em  Joinville, também presto atendimento no ambulatório na RFCC,e tenho acompanhado a equipe que realiza palestras sobre a prevenção que é pela fundamental para o diagnostico  e crua do câncer .

Essa é uma oportunidade de passar aos pacientes a experiência que vivi durante o tratamento, e as atividades que a RFCC presta em beneficio não apenas a mulheres, homens e crianças mostrando á eles que o câncer é apenas mais um adversário que temos que enfrentar com coragem, fé e prevenção tendo muito orgulho dessa entidade.
Pra honras e glorias a Jesus eu testifico que estou completamente curada e não deixo de louvar e agradecer por tão grande misericórdia sobre minha vida
Aldaci da Silva Claro (aninha)



Nenhum comentário: